• 11 4200.2488
  • Acesse o novo
    Portal do Cliente

Armazenagem e estocagem podem até parecerem sinônimos e por isso, são comumente confundidos por gestores e profissionais da área de logística. E na realidade, os dois termos possuem semelhanças, mas não são iguais. Podemos dizer que armazenagem é um processo mais amplo que envolve também o de estocagem e veremos como os dois se aplicam no dia a dia de grandes empresas.

Etimologia da palavra “Estoque” e “Armazenagem”.
É possível compreende a diferença entre ambos por meio de sua etimologia.

Estoque: quantidade de mercadoria; quantidade de produtos armazenados para fins específicos (sejam vendas, exportações, etc)

Armazenagem: ação de armazenar, reter, e guardar um determinado bem como se fosse um armazém.

Quer entender mais sobre armazenagem e estocagem, evitando equívocos que refletem na sua produtividade? Vamos lá:

Afinal, o que é armazenagem?

A armazenagem é a etapa do processo de logística que consiste em cumular e conservar materiais que já estão prontos para serem vendidos e utilizados pelo consumidor. Outra forma de sintetizar o conceito é dizer que a armazenagem é o acervo de produtos de uma empresa.

A armazenagem é parte da logística

Parte imprescindível para que a cadeia de suprimentos se desenvolva com total garantia de sucesso, a armazenagem vem da palavra armazém, local onde os produtos ficam guardados antes de serem entregues ao cliente final. Os armazéns existem para tornar mais simples a repartição dos produtos, atendendo diferentes níveis de demanda e requerendo agilidade e flexibilidade nas operações relacionadas. Portanto a armazenagem é mais complexa e requer mais controle, além de estar diretamente ligada ao transporte e distribuição de mercadoria.

Quais as vantagens da armazenagem?
A armazenagem atua com o objetivo de maximização da produtividade. Promover melhoras aos serviços consumidores; Proteger e controlar o sistema das possíveis perdas e avarias; Maximizar a utilização de energia; Maximizar a utilização da mão-de-obra; Melhorar a utilização de equipamentos; Melhorar a utilização de espaço; Promover o acesso a todas as mercadorias; Proteger todos os produtos e bens estocados e outros fatores a mais. Ao maximizar todos os tópicos citados, a armazenagem visa diminuir custos e impostos empregados por outros métodos e serviços de armazenamento.

Então, o que é a estocagem?

Se a armazenagem é a etapa relacionada ao produto final, a estocagem, a grosso modo, é a guarda da matéria-prima. A estocagem não faz parte da cadeia de suprimentos, ela é uma ação necessária dentro da produção da mercadoria.
Podemos dizer que cada mercadoria tem seu estoque particular de matéria-prima. Para se produzir uma camisa, há um estoque de tecido, outro de botões, outro de linha e assim por diante.

E como anda seu espaço?

Nós somos a solução ideal para estocar e armazenar matéria-prima e produtos. Ganhe tempo, aumente a produtividade e a lucratividade liberando mais espaço na sua empresa e economizando mão-de-obra. Alugue um box privativo de acordo com a sua necessidade!
Conte conosco para ajuda a fazer a melhor escolha.

Soluções para estoque de mercadorias em São Paulo/SP

A MetroFit atende pessoas de várias regiões de São Paulo:
Unidade Marginal Tietê – Zona Oeste (São Paulo) Bairros: Vila Leopoldina, Vila Jaguará, Água Branca, Lapa, Vila dos Remédios e Limão, Pinheiros, Jaguaré – além de empresas ou transportadores que precisam de uma localização estratégica dentro de São Paulo, com fácil acesso a todas as principais rodovias da cidade.

Unidade Mooca – Zona Leste (São Paulo) Bairros: Mooca, Vila Prudente, Ipiranga, Belenzinho, Bresser, Tatuapé, Cambuci e Brás

Em Santo André, a unidade está localizada estrategicamente na Avenida Dom Pedro Segundo, atendendo a toda região de Santo André, além de São Caetano, São Bernardo, Diadema e Mauá.

Confira os endereços:
Unidade Marginal Tietê:
Av. Marginal Direita do Tietê, 810 São Paulo, SP

Unidade Mooca:
Avenida Presidente Wilson, 3116 São Paulo, SP

Unidade Santo André:
Avenida Dom Pedro II, 1392 Santo André, SP

Faça uma cotação
[caption]
[caption]
[caption]
[caption]